segunda-feira, 26 de maio de 2008

e05 - como funciona a rede

a) É um aglomerado de computadores interconectados porém independentes. Um nao obedece ao comando dos outros, podendo inclusive se desconectar da rede. Essas redes fazem com quer seja possivel a comunicaçao entre os pcs, fazendo-os inclusive acessar a internet.

De acordo com nossa fonte: A tecnologia cliente/servidor é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pela obtenção dos dados (os clientes). Os processos cliente enviam pedidos para o processo servidor, e este por sua vez processa e envia os resultados dos pedidos. Nos sistemas cliente/servidor o processamento tanto do servidor como o do cliente são equilibrados, se for gerado um peso maior em um dos dois lados, provavelmente, esse não é um sistema cliente/servidor. Geralmente, os serviços oferecidos pelos servidores dependem de processamento específico que só eles podem fazer. O processo cliente, por sua vez, fica livre para realizar outros trabalhos. A interação entre os processos cliente e servidor é uma troca cooperativa, em que o cliente é o ativo e o servidor reativo, ou seja o cliente requisita uma operação, e neste ponto o servidor processa e responde ao cliente.(http://penta2.ufrgs.br/redes296/cliente_ser/tutorial.htm)

b)
LAN e WAN são dois tipos de rede. A LAN (Local Area Network) é rede local, a WAN (Wide
Area Network) é rede de área alargada. A diferença entre ambas é que se situam ao nível da área
geográfica. Pode-se dizer que uma LAN é como uma rede privada e uma WAN como uma rede
pública (claro isto como método para diferenciar). As LAN’s apresentam tipicamente uma taxa
de transmissão da ordem dos 10 a 100 Mbit/s e as WAN’s da ordem dos 10 Kbit/s a 2 Mbit/s.
Uma das principais características de uma LAN é a topologia (a física e a lógica).

c)"Site" é o nome que se deu para uma página na Internet onde usuários (internautas) podem visualizar informações (fotos, textos, animações, vídeos entre outras coisas) . É uma abreviação do termo em inglês "Web Site", que, em tradução livre para o português, é algo como "lugar na rede".Cada website possui sua URL, que significa Uniform Resource Location, traduzindo, local uniforme do recurso.O website utiliza a rede do tipo WAN.

d)

Protocolo TCP/IP
A Internet é a mais bem sucedida das aplicação prática do conceito de Internetworking, que consiste em conectividade de redes de tecnologias distintas; essa conectividade foi conseguida pelo uso do conjunto de protocolos conhecido como TCI/IP Protocol Suite, ou simplesmente TCP/IP.
O TCP/IP (nome derivados de seus protocolos principais, Transmission Control Protocol / Internet Protocol) executa essa conectividade a nível de rede, o que permite a cominicação entre aplicações em computadores de redes distintas sem a necessidade de conhecimento da topologia envolvida nesse processo.
Uma outra característica importante do TCP/IP é a flexibilidade de adaptação às tecnologias de redes existentes e futuras, possível porque o TCP/IP foi concebido de forma independente das tecnologias de redes.
A conexão entre redes na Internet pode ser feita de forma transparente aos protocolos do TCP/IP, via repeters, hubs, bridges e switches, ou com a intervenção do protocolo IP; neste caso os equipamentos que executam a conexão baseiam-se nesse protocolo para o encaminhamento de informações através das redes envolvidas , e por isso são denominados como Roteadores IP.



HTTP>>

Para que dois computadores se comuniquem, é necessário que "falem" e "entendam" um mesmo protocolo. O protocolo mais comum utilizado pela WWW é o Hyper Text Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência em Hipertexto, que na forma reduzida diz-se HTTP. O HTTP faz parte do conjunto TCP/IP.



FTP>>

significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.Uma interface gráfica de um cliente FTPPode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo (neste caso, tradicionalmente aparece em letras minúsculas, por influência do programa de transferência de arquivos do Unix).A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de ficheiros e acesso a sistemas de ficheiros remotos (com a mesma interface usada nos ficheiros locais). O FTP (RFC 959) é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP. É o standard da pilha TCP/IP para transferir ficheiros, é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operativo e transfere ficheiros por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos ficheiros.

e)São linguagens usadas para montar sites na internet

ASP: (Active Server Pages) é utlizada nos dados de Windows, já que foi criada pela Microsoft, utliza a linguagem de marcação conhecida por muitos, como o HTML.

PHP: (Hypertext Preprocessor) utliza dados como os da World Wide Web. Pode ser utlizada tanto no Windows como no Linux.

f)É um programa que é usado para desenvolver graficamente paginas da web (imagens, videos, animaçoes e etc...), ajuda a melhorar o visual e a inserir maior interatividade entre o usario do site e o site em si. Antes era produto da Macromedia, hoje é propriedade da Adobe.

g)É um tipo de intereçao entre computadores onde todos sao clientes e todos sao servidores, é feita para o compartilhamento de arquivos, aonde você faz um download a partir de nao somente um, mas varios servidores. Esse servidores todos tambem são clientes. É uma grande rede de compartilhamento de arquivos. Programas P2P mais usados: Lime Wire, e-Mule, Shareaza, Kazaa, Soulseek e etc...

Nenhum comentário: