domingo, 15 de junho de 2008

e07 - Síntese

a) Em nossa opinião, o blog mais completo é o Comunicajornal (http://comunicajornal.blogspot.com/), afinal, ele possui respostas muito bem feitas, com especificação tecnica bem grande. Achamos q ele foi o melhor.

b)Foi a atividade e03, pois ela é a que mais esteve na nossa área de atuaçao, por causa das pesquisas em relaçao aos blogs de jornalistas e empresas. Logo, ela foi a mais importante na nossa formaçao.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

e06 As tecnologias da inteligência
(Fonte de pesquisa - www.caosmose.net, em lingua francesa)1-) Pierre Levy nasceu em 1956 em Tunis, França. Começou fazendo estudos , depois história da ciência. Descobre sua vocação de pesquisador no curso de Michel Serres na Sorbonne. Muito cedo se convenceu do importante papel das técnicas de comunicação dos sistemas de signos na evolução cultural em geral. Trabalhou durante dois anos (1984-1985) na escola politécnica a respeito do nascimento da cibernética e da inteligência artificial. Sua primeira obra, "A maquina Universo" (1987) sobre as implicações culturais da informatização e das suas raízes na história do ocidente.Em Quebec, como professor convidado, descobre o mundo do hipertexto e da multimidia interativa.De volta a europa, imagina uma forma de escrita iconografica e interativa. Seu livro "A ideografia dinamica" funda teoricamente um sistema de signos que sistematiza também o uso das simulações gráficas interativas na busca cientifica. As análises teoricas de "Tecnologias de inteligência" e "A ideografia dinâmica" inspiram a prática de muitos artistas.Tornou-se professor do departamento de hipermidia da universidade de Paris em 1993. Publicou em 1994 uma obra sobre A inteligencia coletiva, que lhe parece a melhor utilização possivel das tecnologias de comunicação interativas. Analizou em 1995 no seu livro "O que é o virtual" a transformação contemporrânea da cultura e da economia. Em 1997 com o Odile Jabob publica "Cybercultura".
2-) Para o autor, as tecnologias da inteligência são definidas pelos projetos, conflitos e interpretações divergentes dos autores sociais (tanto criadores quanto produtores ou usuários).Resultam de longas cadeias intercurzadas de interpretação. As que trazem maior impacto na profissão de Comunicação Social são as técnicas de transmissão e tratamento de mensagens, porque trasformam as modalidades da comunicação de forma mais direta, contribuindo para redefinir as organizações.
3-) Para Pierre Lévy o livro só se torna uma mídia de massa quando as variáveis da interface "tamanho" e "massa" atingiram um valor suficientemente baixo. Embora o hipertexto também apresente alguns dispositivos próprios da impressão (índice, referências cruzadas, etc), apresenta a velocidade como característica marcante. Enquanto no livro a página é a unidade de dobra elementar do texto, o hipertexto informatizado, em compresação, permite todas as dobras imagináveis. Ao ritmo regular da página do livro se sucede o movimento perpétuo de dobramento e desdobramento de um texto calendoscópico. Portanto, tal dinamismo favorece um domínio mais rápido e mais fácil das informações.
4-) Comparando as definições da Wikipédia e de Pierre Lévy:
Wikipédia: Hipertexto é um sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (chamadas de hiperlinks ou, simplesmente, links), e para a fácil publicação, atualização e pesquisa de informação.
Pierre Lévy: Hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, seqüência sonoras, documentos complexos, que podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens não são ligados linearmente, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular.
5-) A tecnologia, o conhecimento humano é ampliado ao longo dos tempos, criando possibilidades de gerações futuras tirarem proveito de estudos já feitos, para revolucionar a tecnologia utilizada atualmente. A contribuição desse avanço para a comunicação é enorme, pois agiliza a transferência de informações, com o menor ruído possível.
6-) Para Pierre Lévy, o groupware é mais que um simples programa de auxílio à argumentação e ao diálogo cooperativo.Traz também utilitários para desenho, programação, processamento de textos e diversos catálogos de documentos e de referências pertinentes para o grupo de colaboradores. Trata-se portanto, de materialização do saber comum.Política de hipertexto: a ajuda no trabalho em equipe representa uma aplicação particularmente promissora dos hipertextos: ajuda o raciocinio, a argumentação, a discussão, a criação, a organização e o planejamento.